Manual de Admissão de Lenço

 
Maranata
Saudação utilizada pelos Desbravadores.
Os quatro dedos levantados significam os tópicos básicos de nossos ideais: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a segunda vinda de Cristo.
O dedo polegar abaixado simboliza o Desbravador prostrado aceitando este desafio.
Ideais dos Desbravadores
Voto
Pela graça de Deus serei puro, bondoso e leal. Guardarei a lei dos Desbravadores  serei um servo de Deus e um amigo de todos.

Serei puro, bondoso e leal” e “servo de Deus e amigo de todos” é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica.

Lei
A lei do Desbravador ordena-me:
1. Observar a devoção matinal
Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia.
2. Cumprir fielmente a parte que me corresponde
Pelo poder de Deus ajudarei os outros e farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver.
3. Cuidar do meu corpo
Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física.
4. Manter a consciência limpa
Não mentirei, roubarei ou enganarei. Aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos.
5. Ser cortes e obediente
Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas associações com os outros.
6. Andar com reverencia na casa de Deus
Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente.
7. Ter sempre um cântico no coração
Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros.
8. Ir onde Deus mandar.
Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez.

Lema
O amor de Cristo me motiva
Meu compromisso é mostrar Cristo para o maior número de pessoas, sem perda de tempo, ajudando-os a prepararem-se para Sua volta.

Alvo
A mensagem do advento a todo mundo em minha geração.
É o amor de Cristo que me motiva a ser uma pessoa melhor, e também ajudar meus amigos para isso.
Objetivo
Salvar do pecado e guiar no serviço.

Voto de Fidelidade a Bíblia
Promedo fidelidade à Bíblia, sua mensagem de um Salvador, crucificado ressurreto e prestes a vir, doador de vida e liberdade à todos que nEle crêem.

História
O termo Desbravadores foi primeiramente usado no programa dos Jovens MV por dois leigos em Santa Ana, Califórnia, USA, nos primeiros anos da década de 30. No início da década de 40 na América do Norte surgiram várias Associações e uma delas se chamava Trailblazers, que significa locomotivas. Os Trailblazers tinham um programa similar ao que hoje temos com os Desbravadores. O pastor L. A Skiner, diretor de jovens da União Norte do Pacífico, foi o fundador do Trailblazers e um dos idealizadores do Clube de Desbravadores.
John Hancok ex-Diretor de Jovens da Associação Geral, foi eleito secretário MV da Associação do Sudeste da Califórnia em 1946. Ele assimilou algumas das idéias do programa Trailblazers e decidiu conduzir um programa parecido no sudeste da Califórnia. O novo Clube passou a se chamar Clube de Desbravadores JMV, e ainda em 1946 o pastor Hancok desenhou o emblema dos Desbravadores, o qual ainda está sendo usado em todo o mundo.
No mesmo ano, 1946, teve início o primeiro Clube de Desbravadores, patrocinado pela associação de Riverside Califórnia. Um jovem estudante universitário, chamado Francis Hunt, foi eleito pela igreja de Riverside como diretor, iniciando o Clube com 30 membros. Somente em 24 de agosto de 1950 é que o Departamento de Jovens da Associação Geral aceitou o Clube de Desbravadores como um programa mundial.
A bandeira oficial dos Desbravadores foi projetada pelo pastor Henry Berg, e o hino também foram compostos por ele.
No Brasil o Clube de Desbravadores surgiu através de Curso de liderança promovido pelos pastores João Wolf, Jairo Araújo, que iniciou o primeiro Clube do Brasil, Pioneiros de Ribeirão Preto, em 1960.
Emblema dos Desbravadores
 Este é o símbolo que representa o Clube de Desbravadores. Apresenta a inscrição DESBRAVADORES na parte superior do triângulo, e a inscrição CLUBE abaixo do escudo com a espada. Em 1946, o Pr. John Hancock acrescentou um novo item no Clube de Desbravadores desenhando o emblema do desbravador. Este símbolo contém em seu desenho os seguintes significados:
Vermelho (Sacrifício)
Lembra-nos de Cristo . “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).  >”… apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”(Romanos 12:1).

Três lados
1. Totalidade da Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo
2. Desenvolvimento Harmônico
Mental - Habilidades e Especialidades.
Físico - Acampamentos, trabalhos manuais, enfoque sobre a saúde .
Espiritual - Ação missionária e desenvolvimento espiritual pessoal.

Ouro ou Amarelo (Excelência)
  • Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres” (Apocalipse 3:18).
  • Padrão de medida. O Clube dos Desbravadores possui padrões elevados que ajudam a edificar um caráter íntegro para o reino do céu.

Escudo (Proteção)
Na Escritura, Deus é muitas vezes chamado de o escudo de Seu povo. “Não temas … eu sou o teu escudo” (Gênesis 15:1)
  • Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:16).

Branco (Pureza)
  • Desejamos possuir a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida. ”O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas” .(Apocalipse 3:5)

Clube dos Desbravadores
O Clube dos Desbravadores é uma organização do Departamento Mundial de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Azul (Lealdade)
É objetivo do Clube dos Desbravadores ajudar a ensinar a lealdade a: l Nosso Deus l Nossos pais l Nossa igreja
A lealdade é definida como um reflexo do caráter de nosso Verdadeiro Líder.

Espada (Bíblia)
A espada é usada na guerra. Estamos em uma batalha contra o pecado e a espada do Espírito é a Palavra de Deus. (Ver Efésios 6:17.)

Triângulo Invertido
A ordem inversa de importância ensinada por Jesus, que é contrária ao ensinamento do mundo.
  • O sacrifício do eu ao colocar as necessidades dos outros diante das nossas.
GLOBINHO
  O globinho representa a organização mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Contém o emblema A2 sobre um fundo da cor do uniforme.

OCTÓGONO 
 Representa a liderança dos Desbravadores e que o líder está credenciado internacionalmente com autoridade para participar nas cerimônias de investidura. É uma figura equilátera, com 8 lados, tendo o mapa-múndi ao centro emoldurado por seis estrelas douradas que simbolizam as Classes Regulares.
A BANDEIRA DOS DESBRAVADORES
 O Clube de Desbravadores tem uma bandeira, sendo considerada como emblema do mesmo. A bandeira deve estar desfraldada nos programas e atividades dos desbravadores locais ou da Associação. Henry Bergh, Diretor de Jovens da  Associação Central da Califórnia, desenhou  a bandeira dos desbravadores em 1948. Os  quadrados azuis significando lealdade e  coragem enquanto dois quadrados brancos representando a pureza. O emblema dos  desbravadores, que se encontra no meio da  bandeira, colocava uma interpretação  diferente daquela dada por Hancock. A espada representava a palavra de Deus e o escudo a verdade.
A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insígnia A1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura.
Divide-se em 4 partes. Ao olhar para a bandeira o observador notará que as partes superior direita e inferior esquerda são brancas; as partes superior esquerda e inferior direita são azuis. O nome do Clube deve aparecer em letras destavadas na parte inferior direita.